top of page

PREENCHIMENTO E BOTOX: ENTENDA DIFERENÇAS E INDICAÇÕES DE CADA UM

  • Foto do escritor: Med&Co.
    Med&Co.
  • 7 de dez. de 2020
  • 2 min de leitura


Toxina botulínica (mais conhecido comercialmente como Botox) ou preenchimento? Como entender a utilidade de cada procedimento para fins estéticos? Para esclarecer muitas dúvidas sobre os dois tratamentos, vamos falar sobre as indicações – é preciso entender que ambos são usados para amenizar rugas e marcas de expressão e o que vai determinar a indicação é a origem daquela ruga. É importante frisar também que, em muitos casos, eles podem ser complementares!


TOXINA BOTULÍNICA

O que é: proteína produzida pela bactéria Clostridium botulinum que, ao ser aplicada por injeção, em quantidades controladas, paralisa o músculo facial. Existem diferentes marcas de toxina botulínica, mas a substância utilizada é sempre a mesma. Indicação: rugas dinâmicas (aquelas ligadas aos movimento faciais que repetimos no dia-a-dia e são visíveis principalmente quando o rosto está em movimento). Isso porque a substância é capaz de paralisar o músculo que leva ao movimento constante de franzir a região do rosto. É como se a toxina botulínica “congelasse” essa ruga, tratando o vinco que foi formado. Além disso, previne que novas marcas se formem ao longo do tempo.

Aplicação: a toxina botulínica pode ser aplicada em torno dos olhos, na região frontal (testa), em torno dos lábios, na calda de sobrancelhas caídas e até nas maçãs do rosto e na ponta do nariz, fazendo a elevação do mesmo. Além disso, a toxina pode ser utilizada para a hiperidrose axilar, palmar e plantar (o suor excessivo em mãos, axilas e pés).


PREENCHIMENTO

O que é: podem ser utilizados gordura humana ou gordura autóloga - colhida a partir de próprio corpo do paciente, pelo processo de lipoaspiração, realizado anteriormente para extrair gordura localizada - ou ácido hialurônico, substância natural no corpo humano, que ainda hidrata a pele e estimula o colágeno da região em que foi aplicado, sendo um excelente ativo para suavizar os sinais da idade.

Indicação: rugas estáticas (aquelas que são visíveis mesmo com o rosto relaxado), causadas devido ao próprio envelhecimento natural da pele que, com o avançar da idade, deixa de produzir colágeno e elastina, duas substâncias essenciais para a firmeza.

Aplicação: permite acrescentar volume à região tratada. Ou seja, além de suavizar rugas, são indicados para aumentar lábios finos, melhorar contornos superficiais e até a aparência das cicatrizes.


Vantagens comuns

Ambos não possuem contraindicações e os efeitos colaterais são raros. A aplicação é sempre injetável, com sensação de dor pequena e bem suportável – em alguns locais, pode ser usado um anestésico leve para diminuir o incômodo. A duração dos efeitos também é longa – para a toxina botulínica, a média é de 4 a 6 meses e para o preenchimento, de 8 meses até 1 ano.


Cuidados e precauções

Se não forem bem aplicados, podem causar assimetria facial ou aspecto de inexpressividade. Por isso é tão importante fazer com um profissional de saúde capacitado e autorizado, pois cabe a ele avaliar rigorosamente a necessidade absoluta da realização de cada um ou dos dois tratamentos. É muito importante em ambos os procedimentos, conjugados ou isolados, medir a quantidade necessária a ser utilizada, para não comprometer o visual estético e a harmonia facial.



Dra. Daffny Lanza

Graduada em Odontologia na Faculdade Newton Paiva, Especialista em Implante e Prótese e em Harmonização Orofacial. Professora na pós graduação

Implante e Prótese desde 2017

Comments


R. Cândido Azeredo, 128 - Centro - Sete Lagoas - MG

             Whatsapp: 31 9 9512 5731

             Telefone: 31 3177 0202

             Responsável Técnico: Dr. Márcio Cota

WHTS.png
bottom of page