OBESIDADE ATINGE 20% DA POPULAÇÃO BRASILEIRA
- Med&Co.
- 29 de jul. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 11 de set. de 2020

Obesidade: os dados são atuais e alarmantes, metade dos brasileiros está acima do peso e 20% da população adulta é obesa. No mundo, um em cada oito adultos sofre do mal e a projeção é que, até 2025, cerca de 2,3 bilhões de pessoas estejam neste patamar.
Desde 2018, a Organização Mundial de Saúde tem como proposta combater o estigma da obesidade e tratar o assunto com respeito, disseminando informações de maneira responsável, reconhecendo a obesidade como uma doença crônica multifatorial e investindo em políticas públicas de prevenção e tratamento.
O motivo: obesidade é uma doença crônica que tende a piorar com o passar dos anos, caso o paciente não faça um tratamento adequado e contínuo. Além de reduzir a qualidade de vida, pode predispor a doenças como diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, asma, gordura no fígado e até alguns tipos de câncer. Além de problemas ortopédicos e até circulatórios, devido ao excesso de carga na coluna, joelhos e tornozelos.
O que é Obesidade?
Existem muitas dúvidas com relação à obesidade. Afinal, quando uma pessoa é considerada obesa? Longe de ser um julgamento estético, a classificação de obesidade é feita através de uma metodologia que utiliza o Índice de Massa Corpórea (IMC) como referência.
O mesmo é obtido dividindo o peso do indivíduo em quilos pelo quadrado de sua altura em metros. Assim, uma pessoa é considerada obesa quando possui um IMC igual ou superior a 30 Kg/m².
Motivos da Obesidade
É uma doença multifatorial. Pode ser causada por uma pré-disposição genética associada a outros fatores como sedentarismo, má alimentação, metabolismo e até alterações emocionais.
Tratamentos para a Obesidade
Por se tratar de uma doença que pode ser causada por diversos fatores, seu tratamento não pode ser realizado através de procedimentos isolados e sim, ser o resultado de uma combinação de ações que o indivíduo obeso deverá se submeter e seguir. Dentre as principais destacamos mudanças comportamentais, como a prática regular de exercícios físicos e controle alimentar. Profissionais da área de endocrinologia e nutrição são indicados para direcionar e acompanhar o processo. Em alguns casos, medicamentos também podem ser receitados, sempre e somente com a supervisão de um profissional.
Na Med&Co - Núcleo de Especialidades Médicas de Sete Lagoas, você pode contar com a ajuda de profissionais que atuam no tratamento da obesidade, como endocrinologistas, nutricionistas, clínicos gerais e psicólogos. Confira nosso corpo clínico aqui!
コメント