ENFERMAGEM AVANÇADA NO TRATAMENTO DE FERIDAS
- Med&Co.
- 16 de nov. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 9 de jul. de 2021

O cuidado humanizado e científico de uma profissional de enfermagem pode ir muito além dos corredores de um hospital ou de auxílio a médicos em urgências lotadas ou salas de cirurgia. A consulta de enfermagem tem como principal objetivo promover a saúde e prevenir agravos de doenças. Todo tipo de paciente pode ser beneficiado com uma consulta na área: de crianças a idosos, adultos de qualquer idade e condição, adolescentes e gestantes.
O que muita gente não sabe é que existem áreas de trabalho dentro do mundo da saúde que permitem que o profissional de enfermagem exerça funções mais autônomas: o tratamento de feridas é um exemplo. O(a) enfermeiro(a) é o(a) principal responsável pela avaliação e o cuidado de feridas, dentro do hospital, em uma clínica especializada ou em domicílio, para aqueles pacientes que, por algum motivo, não podem se locomover.
O que é uma ferida? É qualquer lesão na pele, mucosa, córnea, músculos, tendões ou ossos com destruição de alguma dessas camadas e invasão das estruturas do corpo. As feridas podem ser classificadas de acordo com a sua causa (cirúrgica, traumática ou ulcerativa), tempo de cicatrização (aguda ou de difícil cicatrização) e conteúdo bacteriano (limpa, contaminada ou infectada).
Como são os tratamentos? Assim como existem diversos tipos de feridas, o tratamento é específico para cada caso. Por isso, o profissional de enfermagem segue alguns passos básicos para isso: avaliação integral do paciente; avaliação da ferida e definição da causa; utilização do padrão ouro de tratamento para aquele tipo de ferida; higiene adequada com combate ao biofilme e desbridamento; e escolha da cobertura ideal de acordo com a fase da lesão.
É mesmo necessário um acompanhamento de um enfermeiro para tratar feridas? Não é só necessário como é indispensável! Pois as feridas, como citamos anteriormente, podem ter diversas causas: proveniente de uma cirurgia necessária devido a alguma doença, causada por um acidente ou consequência de alguma doença. E embora a cicatrização seja um processo natural do corpo para restaurar os tecidos lesionados, em algumas situações, o corpo sozinho não é capaz de reparar a lesão, seja por questões do próprio paciente, seja por outras complicações. Por isso, é necessário um tratamento especializado para ajudar nessa cicatrização.
Normalmente, uma ferida requer um tratamento especial quando tem algum grau de perda de tecido e suas bordas não podem ser aproximadas. Nestes casos, há maior risco de contaminação e infecção, o que dificulta ainda mais a cicatrização.
E o trabalho e acompanhamento de um profissional de enfermagem tem como objetivo proporcionar as condições ideais para que o processo de cura desta lesão possa ser realizado pelo organismo. Em uma consulta, este profissional acolhe o paciente e tem habilidade para tratar o problema de forma integral e humana.

Milene Rodrigues
Mestre em Enfermagem pela UFMG, profissional com
expertise em tratamento de feridas, professora no ensino superior e atuante em consultório
Comments