top of page

ACUPUNTURA: FORTE ALIADA PARA TRATAR DORES CRÔNICAS

  • Foto do escritor: Med&Co.
    Med&Co.
  • 26 de nov. de 2020
  • 2 min de leitura


Quando sentimos alguma dor, é um sinal de que algo não vai bem em nosso organismo. A primeira intenção é procurar logo um medicamento para aliviar e, com isso, podemos mascarar a origem do problema – o correto a ser combatido.

Dor (crônica) persistente é um problema generalizado que afeta milhões de pessoas de todas as idades no Brasil. E a acupuntura pode ser uma alternativa natural para combater a raiz do problema e gerar uma melhoria na qualidade de vida. A acupuntura é um método que promove bem-estar, relaxamento e equilibra o funcionamento do corpo. Isto ocorre através da liberação de substâncias chamadas endorfina e serotonina, responsáveis por estas sensações de alívio.

Porém, para que a acupuntura contra dor seja eficaz, é importante que o procedimento seja feito por um profissional qualificado, que saiba exatamente os pontos certos para que o alívio dos sintomas aconteça. Desta forma, serão tratados diversos tipos de dor crônica, desde aquela provocada por problemas mais simples, até as derivadas de outras doenças mais graves.


Medo de Agulha?

Alguns pacientes têm medo das agulhas usadas na acupuntura e receio de sentirem ainda mais dores. Por isso é importante desmistificar esse assunto: as agulhas utilizadas nas sessões de acupuntura são pequenas, finas e não causam dores. O máximo que as pessoas podem sentir é um leve desconforto com a aplicação em alguns pontos do corpo. Há aquelas pessoas que não sentem incômodo algum durante as sessões, pelo contrário, até relaxam mais.


Periodicidade Para tratamento de dor crônica, as sessões podem semanais ou até em dias alternados, mas esta recomendação só pode ser prescrita pelo profissional qualificado, após uma avaliação do paciente e o diagnóstico da sua necessidade.


Quais dores posso tratar com acupuntura

Pesquisas recentes têm mostrado que a acupuntura é eficaz no tratamento usual para dores relacionadas a fraqueza de ossos e articulações, como osteoartrite. Há também evidências de que é bastante eficaz para dor crônica no joelho, síndrome miofascial, problemas crônicos no ombro, síndrome crônica prostatite (dor pélvica) e cotovelo de tenista e, pelo menos a curto prazo, para a dor lombar crônica. Cefaleias e dores de cabeça também apresentam grande melhora quando tratadas com o auxílio da acupuntura e estudos preliminares também já sugerem o uso da técnica para alívio de dores oncológicas.


A acupuntura sozinha pode não ser o único método de tratamento da dor crônica. Ela serve como terapia complementar, em conjunto com medicamentos. Entretanto, após seis a oito sessões de acupuntura, é possível diminuir a dose de remédios receitada pelo médico – sempre com acompanhamento do profissional daquela área específica.


Vale ressaltar que, de forma geral, a acupuntura estimula pontos fixos e restauram o equilíbrio do organismo, além de ser uma forma natural de direcionar corretamente os fluxos de energia do corpo humano.



Patrícia Praxedes - CRBM 5845 Biomédica com Habilitação em Análises Clínicas Pós-Graduada em Acupuntura e Biomedicina Estética Especialista em Estética Facial e Corporal

Comments


R. Cândido Azeredo, 128 - Centro - Sete Lagoas - MG

             Whatsapp: 31 9 9512 5731

             Telefone: 31 3177 0202

             Responsável Técnico: Dr. Márcio Cota

WHTS.png
bottom of page