top of page

CÂNCER DE PRÓSTATA: A SOLUÇÃO É SE PREVENIR

  • Foto do escritor: Med&Co.
    Med&Co.
  • 29 de out. de 2020
  • 3 min de leitura


A Campanha Novembro Azul vai começar e tem como objetivo incentivar o público masculino a realizar um check-up preventivo para investigar os riscos do câncer de próstata. Apontado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um dos tumores de maior incidência entre os homens no Brasil e no mundo, o câncer de próstata acomete um em cada seis homens acima dos 40 anos.

Em cerca de 60% dos diagnósticos, o paciente apresenta lesões mais agressivas e o motivo é quase sempre o mesmo: além de ser um tipo de câncer que demora a se manifestar, sua prevenção é cercada de preconceitos, pois na rotina de exames se inclui o toque retal.

A cada ano, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), cerca de 60 mil novos casos são descobertos. Quando diagnosticado precocemente, em estágio inicial, os índices de cura podem atingir até 90%. Já em fases muito avançadas, o paciente pode apresentar dificuldade para urinar, sangramento na urina e sintomas decorrentes da neoplasia avançada, como insuficiência renal e dores ósseas. E é aí que mora a importância da prevenção: estima-se que quando os sintomas começam a aparecer, 95% dos casos já estão em fase adiantada.

Fatores de risco e faixa etária - pessoas com antecedentes familiares de neoplasia prostática, obesos e homens de raça negra têm maior predisposição a este tipo de tumor e devem iniciar o check-up aos 40 anos. Para o restante dos homens, a indicação é começar a rotina de investigação entre 45 e 50 anos. Importante ressaltar que a incidência da doença aumenta significativamente com a idade.

Como é o check up da próstata

Com o avanço da medicina, os exames e o tratamento vêm se tornando cada vez menos invasivos e mais precisos. E na contramão do preconceito, a cada ano, os homens tem entendido que somente esta rotina pode prevenir a doença. O check up é feito, usualmente, em algumas etapas:

Exame clínico de toque prostático – o médico urologista, com um toque anal, avalia se há alterações na próstata de consistência, assimetria, irregularidades ou nódulos. Neste exame simples, dentro do próprio consultório, cerca de 20% dos tumores podem ser detectados.

Hemograma PSA – O PSA (antígeno prostático específico) é uma proteína produzida pela próstata. Ele é dosado no exame de sangue e o seu aumento sugere alguma doença na próstata. Com o início da utilização do PSA, cerca de 91% dos casos deste tipo de câncer passaram a ser diagnosticados em estágio inicial.

Ultrassonografia – como complemento, o médico também pode solicitar exames de imagem das vias urinárias e próstata.

Próstata e Urologia

A próstata é uma glândula pequena, com cerca 20g, que fica localizada logo abaixo da bexiga e à frente do reto (parte final do intestino grosso). Por dentro da próstata passa a uretra, canal de drena a urina da bexiga antes de ser expelida. Também por dentro passam os vasos deferentes, que são os canais que trazem os espermatozoides produzidos pelos testículos.

Devido a esta anatomia, o médico especialista em avaliar a saúde da próstata é o urologista, especialidade que cuida de doenças que afetam o sistema urinário (tanto do homem quanto da mulher) e o aparelho genital do homem.



Dr. André Luiz Mantovaneli Ferreira (CRM 63240)

Formado em Medicina pela UFMG em 2014, com residências médicas em Cirurgia Geral pelo Hospital Público Regional de Betim (2017) e Urologia pelo Hospital Felício Rocho (2020)

תגובות


R. Cândido Azeredo, 128 - Centro - Sete Lagoas - MG

             Whatsapp: 31 9 9512 5731

             Telefone: 31 3177 0202

             Responsável Técnico: Dr. Márcio Cota

WHTS.png
bottom of page