top of page

COVID-19: IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA

  • Foto do escritor: Med&Co.
    Med&Co.
  • 5 de ago. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 11 de set. de 2020




Com a pandemia do coronavírus, a facilidade de transmissão, a letalidade e a falta de tratamento comprovadamente eficaz, as pessoas estão deixando de procurar clínicas, médicos e outros profissionais de saúde para o tratamento de outras doenças, o que pode ser um erro grave.

Para quem já possui doenças pré-existentes ou está em tratamento em qualquer área de saúde, deixar de seguir a rotina de consultas e acompanhamentos pode ser um fator preocupante. O que especialistas recomendam é exatamente o contrário. Pacientes que sofrem com doenças crônicas ou mais graves devem continuar indo às consultas e não parar nenhum tipo de tratamento, pois com a saúde mais fragilizada, ficarão mais expostos à doença.

É claro que as recomendações de evitar aglomerações, ambientes fechados por muito tempo e cuidados de higiene reforçados permanecem com ainda mais cautela. Mas uma descontinuidade do tratamento pode inclusive causar um desequilíbrio no organismo e levar aquele paciente à internação.

Clínicas preparadas para o atendimento

As clínicas se prepararam para continuar os atendimentos mesmo durante a pandemia. Afinal, estamos falando de manter o cuidado com a saúde em dia, não é mesmo? Na Med&Co - Núcleo de Especialidades Médicas de Sete Lagoas, todos os profissionais estão preparados para atender aos pacientes, desde a espera na recepção, até a total desinfecção dos consultórios, passando pelas regras de higiene que estão sendo cumpridas à risca.


Preservar a saúde mental

As epidemias costumam provocar um pânico generalizado na população, principalmente quando não se tem total conhecimento sobre a doença, como ainda é o caso da infecção pelo novo coronavírus. Este tipo de situação pode desencadear outros problemas, como a ansiedade e o stress, que por sua vez, podem ser gatilhos para desenvolvimento de doenças como a depressão ou síndrome do pânico. Pensando nisso, a OMS publicou orientações para preservar o bem-estar durante este período incerto e difícil. As dicas vão desde as atitudes que devemos ter perante um bombardeio de novas informações, até como lidar com as crianças para explicar as novas restrições. O importante é tentar sempre manter o foco: deixar de lado as notícias com pouco ou nenhum embasamento científico e tomar atitudes práticas de prevenção e adequação da nova rotina.

Comments


R. Cândido Azeredo, 128 - Centro - Sete Lagoas - MG

             Whatsapp: 31 9 9512 5731

             Telefone: 31 3177 0202

             Responsável Técnico: Dr. Márcio Cota

WHTS.png
bottom of page